Falha no funcionamento

Este é o forum para duvidas sobre mecanica e tutoriais
Nilton Rocha
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 23, 2015 11:19 pm

Falha no funcionamento

Mensagempor Nilton Rocha » Ter Out 27, 2015 12:38 pm

Bom dia a todos.
Meu Aero começou a falhar e quando eu acelero ele apaga. No último final de semana funcionei ele como de costume. Deixei uns dez minutos na marcha lenta até esquentar, e quando fui dar umas aceleradas ele rateou e falhando apagou. Dei partida novamente e o mesmo aconteceu. O que pode ser? (Lembrando que não estou saindo com ele porque está com problemas nos freios e ainda não pude arrumar, então não arrisco, a não ser pra abastecer pertinho de casa).
Agradeço pela paciência e disposição dos amigos.

Avatar do usuário
aeroman
Site Admin
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 05, 2015 10:53 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor aeroman » Qua Out 28, 2015 8:23 pm

Parece que esta faltando combustivel... Se ele liga normalmente e esta funcionando bem em marcha lenta, o carburador esta enchendo. Voce pode estar com um filtro sujo, o pescador do tanque entupido (tem uma telinha nele) , ou uma bomba com pouca vazão.
Teste (mais ou menos) facil: ligue ele, faça o procedimento que esta matando o motor, e depois que ele morrer, desligue a chave e abra o carburador. Veja se tem gasolina na cuba. Se estiver seca, nao está chegando o suficiente
Se voce tem um filtro adaptado, esse é o primeiro a ser checado
Boa sorte :)

Nilton Rocha
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 23, 2015 11:19 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor Nilton Rocha » Qui Out 29, 2015 1:34 am

Valeu Marcelo. O filtro de gasolina é adaptado, fica antes da bomba. Vou fazer o que me sugeriu durante o feriado e te falo o resultado. Abraço

Avatar do usuário
aeroman
Site Admin
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 05, 2015 10:53 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor aeroman » Seg Nov 30, 2015 2:11 am

Debugando a ignição:

Ja que vc nao tem faisca, como me falou no whats, la vai um guia rapido de como testar isso. Voce vai precisar de um multimetro. Se nao tiver um, em lojas de ferramentas um simples custa entre 20 a 30 reais e é bem util.

Os primeiros testes, que creio que voce ja fez, mas só para ficar registrado :D :
- Puxe um cabo de uma das velas, e aproxime o contato da propria vela e vire o motor. Voce vai ouvir/ver as faiscas entre o cabo e a vela. Se nao ouvir, aproxime o cabo da carroceria e repita. Se nao saltar faiscas, vamos ao proximo teste, senao, cheque as velas
- Tire o cabo do centro do distribuidor e mantenha ele bem proximo a carroceria, com muito cuidado para nao encostar nele. Da para prender ele com durex, mantendo o contato a alguns milimetros da carroceria, vamos usar isso para os proximos testes
- Vire o motor e verifique se tem faisca entre o cabo e a carroceria. Se tiver, verifique a tampa do distribuidor, os cabos das velas e o cachimbo, senao, vamos aos proximos testes.


- Com o multimetro na escala de tensao (em torno de 20V esta bom) meça a tensão entre o positivo da bobina e a carroceria com a ignição ligada. O parafuso do rele de buzina é otimo para isso. Voce deve ver a tensão da bateria, em torno de 12V
- Se nao tiver tensão ai, o problema é na fiação. Esse fio do positivo vem direto do miolo de ignição, e se este for o problema, voce pode desligar a bateria e medir a continuidade do fio na escala de resistencia. Se nao for o fio, é a propria chave de ignição
- Se tiver tensão no pino, então vamos checar o platinado:
- Retire a tampa do distribuidor e o cachimbo, e verifique se o platinado esta fechado. Ele tem um ressalto plastico que é acionado pelos cames do eixo do distribuidor, é a peça sextavada no meio dele. O ressalto deve estar apontando para o meio de um dos lados, deixando os contatos do platinado fechados. Se nao estiver, vire um pouco o motor, ate que ele fique assim
- Ligue a ignição, e use uma chave de fenda ISOLADA para forçar o contato do platinado a abrir. Deve saltar uma faisca do cabo de alta tensao da bobina quando vc abrir. Se nao saltar, encoste a chave de fenda entre a parte externa do platinado e o eixo do distribuidor, deve saltar uma faisca.
- Se tiver faisca no primeiro teste, o problema é a regulagem do platinado. (essa eu posto a seguir). Se nao tiver, e faiscar na segunda, o seu platinado deve estar gasto ou oxidado. Pode tentar dar uma lixadinha no platinado e ver se funciona, mas o melhor é trocar
- Caso os dois testes falharem, desligue o condensador e repita. Se funcionar depois disso, ele é o problema, troque o bichinho. Senao, vamos checar a bobina e a fiação. Desligue o fio da bobina da lateral do distribuidor (ele é conectado em um parafusinho).
- A seguir, ligue a ignição, e use um alicate ISOLADO para segurar o fio e encostar na carroceria. Se tudo estiver ok, deve saltar uma faisca do cabo de alta tensao da bobina para a carroceria quando voce desencostar o fio do terra.
- Se não houver faisca, tente usar uma chave de fenda para encostar o borne negativo da bobina diretamente na carroceria. Se nao saltar faisca, o problema é a bobina, ou o cabo de alta tensao. Se saltar, é o fio que vai até o distribuidor, e voce pode testar isso com o multimetro na escala de resistencia.

Espero que ajude !!

Nilton Rocha
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 23, 2015 11:19 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor Nilton Rocha » Sex Dez 18, 2015 8:19 pm

Obrigado pelas instruções Marcelo, pena que só poderei executar esse serviço no começo do ano. A correria ta brava! Qualquer coisa aviso.
Abraço

Nilton Rocha
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 23, 2015 11:19 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor Nilton Rocha » Sáb Jan 30, 2016 9:17 pm

Boa tarde meu amigo, tranquilo?
Hoje que tive tempo de mexer na carro. Primeiro, quero te falar que antes de fazer os testes da forma que você sugeriu eu verifiquei possíveis folgas na fiação ou fios rebentados e só um coincidentemente da chave de ignição edtava folgado. Apertei,montei o distribuidor e os cabos que havia desmontado e o carro pegou ao dar partida. Mas depois que deixei esquentar um pouco aconteceu aconteceu o mesmo que no início(ano passado após trocar a engrenagem do comando),ao acelerar o motor apaga e não pega mais. Então comecei os testes acima passo a passo e até no platinado tudo perfeito. Por favor me dá umas dicas aí de como regular o platinado pra ver se é isso. Verifiquei por alto carburador e creio que não seja alimentação. Mas se der,amanhã vou verificar mais precisamente e trocar o filtro de combustível.

Avatar do usuário
aeroman
Site Admin
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 05, 2015 10:53 pm

Re: Falha no funcionamento

Mensagempor aeroman » Sex Fev 05, 2016 4:18 pm

Oi Nilton, desculpe a demora, essa foi uma semana corrida...

Regular o platinado é facil, o pulo do gato é que voce precisa de um calibre de laminas. Se nao conseguir um, eles nao são caros, vale a pena comprar, aqui tem http://www.lojadomecanico.com.br/produto/18754/3/204/calibre-de-folga-0038-a-0889mm-32-laminas-stanley-78221

- Abra a tampa do distribuidor e retire o cachimbo
- Cheque se os contatos do platinado se estão bons. eles devem estar lisos e limpos, sem buracos. Se tiverem sujeira é so dar uma lixadinha neles.
- Gire o motor manualmente até que o platinado abra completamente. O ressalto dele vai estar no topo de um dos ressaltos no eixo de cames
- Solte um pouco o parafuso de fixação (7 na figura) para poder ajustar os contatos
- Coloque uma lamina de 0,45 ou 0,50 mm entre os contatos e ajuste o parafuso de regulagem ate ajustar a abertura para o tamanho da lamina - ele deve ficar justo, mas sem prensar. Em tempo, eu uso 0,45
- Aperte o parafuso de fixação

Agora, voce precisará regular o ponto apos isso, pois ele deve mudar. Mas o motor ainda deve ligar tranquilamente.
Na pagina 41 do MMW tem o processo do platinado. Se começar na 38, tem o processo completo de regulagem do motor. O MMW voce pode baixar aqui no site, na area de downloads, em http://www.willysoverland.com.br/download.php?dir=Manuais/&file=ManualDoMecanicoWillys.pdf
Platinado.jpg
Platinado.jpg (113.18 KiB) Exibido 52697 vezes


Voltar para “Mecanica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante